Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Elmo Lincoln - O Primeiro Tarzan

Em 1918 o persoangem Tarzan dos Macacos, criado por Edgar Rice Burroughs, chegou as telas do cinema mudo na pele do ator Elmo Lincoln, que viria a ser o primeiro Tarzan da história do cinema. Nascido Otto Elmo Linkenhelt em 6 de fevereiro de 1889, adotou o pseudônimo de Elmo Lincoln ao ingressar na carreira artística. Seu primeiro trabalho nas telas aconteceu em 1913 no curta-metragem  The Reformers ou The Lost Art of Minding One's Business; a este seguiram-se várias outras produções no mesmo estilo, intercalada com alguns longas. Em 1915 participou da obra de D.W. Griffith, O Nascimento de Uma Nação, porém não teve seu nome creditado ao elenco do filme. Voltaria a trabalhar com Griffith em 1916 no filme Intolerância e novamente, não foi creditado no elenco. No ano seguinte, conseguiu um papel mais expressivo no filme  Aladdin and the Wonderful Lamp, onde interpretou o Gênio da Lâmpada. Finalmente seu trabalho teve o devido reconhecimento, quando o diretor Scott Sidney selecionou-o para o papel principal da primeira versão cinematográfica do clássico Tarzan of The Apes (Tarzan dos Macacos).

Considerada a mais fiel das adaptações da obra de Burroughs, o filme retrata a origem do Homem Macaco, à partir do momento em que seus pais verdadeiros, John e Alice Clayton (Lord e Lady Greystoke), após ameaça de morte durante um motim no navio que viajavam, são abandonados numa praia da costa africana. Privados dos confortos da civilização, são obrigados a aprender a conviver com as dificuldades que aquele território selvagem lhes impunha diariamente. Com a morte de Alice (Kathleen Kirkham) após o parto e de John (True Boardman) após ataque de gorilas, o indefeso bebê é adotado pela macaca Kala, que havia perdido sua cria recentemente.

O filme retrata o crescimento e desenvolvimento do jovem Tarzan em meio ao bando de gorilas, até tornar-se o rei entre eles. O elenco do filme traz o ator Gordon Griffith interpretando a fase adolescente de Tarzan e Elmo Lincoln na fase adulta, onde conhece e salva a bela Jane Porter (Enid Markey). Apesar das dificuldades para a produção da obra, Scott Sidney conseguiu dar um dinamismo à cena em que Tarzan luta contra um leão, e nas sequências em que o mesmo balança pelos cipós de uma árvore a outra. O filme teve grande repercussão na época, o que acabou propiciando a Elmo Lincoln mais duas aventuras em The Romance of Tarzan (1918) sob a direção de Wilfred Lucas e a série de 15 capítulos, The Adventures of Tarzan (1921) sob a direção de Scott Sidney e Robert F. Hill. A partir do ano seguinte, Elmo voltou a participar de curtas-metragens, distanciando-se do personagem Tarzan.

 Somente em 1942 em Tarzan's New York Adventure (Tarzan Contra o Mundo) com Johnny Weissmuller e em 1949 no filme Tarzan's Magic Fountain, com Lex Barker; voltaria a figurar em novas aventuras do Homem Macaco, porém com papéis secundários tão insignificantes que sequer lhe atribuíram créditos no elenco. Na vida pessoal, Lincoln casou-se duas vezes (Sadie Whited e Ida Lee Tanchick) e faleceu no dia 27 de junho de 1952, aos 63 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Por seus préstimos a indústria cinematográfica, ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, bem como recebeu uma homenagem póstuma através da biografia "My Father, Elmo Lincoln: The Original Tarzan" escrito por sua filha Marci'a Lincoln Rudolph em 2001.

Yorum Gönder

0 Yorumlar